Com nova onda de calor, Brasil deve registrar temperaturas de até 43°C nesta semana

Região Centro-Oeste é a que deve ter o clima mais quente; bloqueio atmosférico está entre as razões do calorão, aponta especialista

Uma nova onda de calor vai se espalhar por todo o Brasil nesta última semana de inverno e, segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), algumas regiões do país vão registrar mais de 40ºC. A máxima está prevista para Cuiabá (MT), onde os termômetros podem chegar a 43°C.

Em São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ), a previsão de temperatura máxima até a próxima sexta-feira (22) é de 37°C e 39ºC, respectivamente, com tendência de alta. Se confirmadas, as marcas vão bater novos recordes de temperatura para esta época do ano.

Segundo a meteorologista Maria Clara Sassaki, do Clima Tempo, um bloqueio atmosférico vai impedir a chegada de frentes frias ao país e fortalecer o ar seco, resultando no calorão. Com exceção do Rio Grande do Sul, onde deve haver continuidade de chuvas significativas.

O fenômeno El Niño também tem influência na onda de calor desta semana, “com o aquecimento das águas e outros oceanos ao redor do globo", afirma a especialista.

Confira a previsão do tempo por região

NORTE

O clima nas capitais de Rondônia e Tocantins fica entre 36°C e 39°C entre esta segunda-feira (18) e sexta-feira (22). Segundo o Inmet, apesar do calor, há previsão de pancadas de chuvas nos primeiros dois dias da semana.

Já nos estados do Acre, Roraima, Amapá e Tocantins, a temperatura varia entre 35°C e 38°C, também com previsão de chuva em algumas cidades.

NORDESTE

No Nordeste, o clima varia um pouco. Enquanto no Piauí a previsão é de 39°C durante a semana, a temperatura mais alta prevista para a região, em Pernambuco os termômetros batem 28°C, com possibilidade de chuva isolada.

No Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia, as temperaturas variam entre 29°C e 35°C.

CENTRO-OESTE

A região Centro-Oeste é a que deve registrar a temperatura mais alta da semana, com previsão de até 43°C em Cuiabá, capital de Mato Grosso. O calorão está previsto para a quinta-feira (21) e não há previsão de chuva. Os próximos dias na região têm temperatura em torno dos 40°C.

Já em Goiás, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, as temperaturas variam entre 33°C e 41°C.

SUDESTE

No Sudeste, a maior temperatura deve ser registrada no Rio de Janeiro, com previsão de 37°C e tendência de alta, principalmente na sexta-feira (22), assim como em São Paulo.

No Espírito Santo e em Minas Gerais, os termômetros ficam entre 29°C e 32°C.

SUL

Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também vão registrar calor, mas nada que deva bater recorde de máxima. Segundo o Inmet, as temperaturas entre segunda-feira (18) e sexta (22) ficam entre 30°C e 35°C.

As chuvas intensas, que culminaram em tragédia nas últimas semanas no Rio Grande do Sul, devem continuar. "As pancadas podem vir com trovoadas, granizo e rajadas de vento de forte intensidade", explica a meteorologista.

PREVISÃO PARA A PRIMAVERA

A primavera começa às 3h50 do próximo sábado (23) e, segundo a meteorologista Maria Clara Sassaki, a estação será, também, de calor acima da média no Brasil.

Apesar disso, há previsão de chuvas irregulares com risco de temporais frequentes.

Fonte: Exame

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e receba as novidades da AFABB/SP em seu e-mail