Pagamentos do INSS de janeiro já virão corrigidos pelo novo salário-mínimo

Aposentados, pensionistas e beneficiários poderão consultar os valores reajustados a partir do dia 23

Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão receber o pagamento de janeiro com reajustes.

De acordo com o Ministério da Previdência, as correções da folha de pagamento já estão sendo feitas pela Dataprev, e os segurados que ganham acima do salário-mínimo terão aumento de 3,71%, e os que ganham abaixo do piso nacional vão receber o benefício reajustado em 6,97%.

Conforme o cronograma, a partir de 23 de janeiro, os beneficiários poderão consultar o extrato de pagamento para verificar quanto vão receber. 

Os depósitos referentes a janeiro serão feitos de 25 de janeiro a 7 de fevereiro para quem recebe até um salário-mínimo. Segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 1º de fevereiro. Atualmente, 25.931.724 pessoas recebem até um salário-mínimo e 13.370.823 acima do piso nacional. Desse total, 5,8 milhões ganham benefícios assistenciais, segundo dados de dezembro.

Os segurados que se aposentaram ou começaram a receber pensão ou auxílio ao longo de 2023 e têm benefícios acima do mínimo não receberão integralmente o reajuste. Neste caso, a correção será proporcional ao número de meses em que o benefício foi concedido.

As alíquotas podem variar de 3,71%, para quem começou a receber o benefício em janeiro de 2023, a 0,55% aos que se aposentaram em dezembro passado. Os percentuais estão na portaria conjunta dos ministérios da Previdência e da Fazenda.

COMO CONSULTAR OS VALORES?

Para saber a data do pagamento basta ver o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.

Para quem não tem acesso à internet, basta ligar para a Central 135. Ao ligar, informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais, de forma a evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Pela internet é possível acessar o site Meu INSS. Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento” e veja todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.

A consulta também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS. Assim como no acesso pelo site, é necessário inserir login e senha para visualizar todos os serviços disponíveis e o histórico das informações do beneficiário.

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e receba as novidades da AFABB/SP em seu e-mail