Eleições na Previ serão em abril; chapas podem se inscrever até 29 de fevereiro

Os associados e pensionistas da Previ vão eleger entre os dias 12 e 26 de abril o diretor de Seguridade e a metade dos conselhos Deliberativo, Fiscal e Consultivos do Plano 1 de do Previ Futuro. O prazo para inscrição de chapas começou em 19 e vai até a quinta-feira 29 de fevereiro, às 18h (de Brasília).

O direito a eleger metade dos órgãos de gestão e fiscalização da Previ foi uma conquista dos associados com o estatuto da Previ aprovado em plebiscito pelos participantes em 1997. A Previ foi o primeiro e ainda é um dos únicos fundos de pensão que garante essa paridade de gestão. Esse modelo de governança é um paradigma para todo o sistema de previdência complementar e um dos principais responsáveis pelo bom desempenho e pela solidez da Previ.

Estão aptos a votar os 196.988 associados e assistidos inscritos nos dois planos de benefícios em 31 de janeiro último. Pelo regulamento eleitoral, para validar o pleito é preciso que pelo menos a metade mais um dos participantes votem, o que equivale a 98.495 associados, associadas e pensionistas.

O regulamento também estabelece que as chapas devem apresentar candidatos para todos os cargos, inclusive suplentes, e os candidatos devem atender aos pré-requisitos específicos para o cargo postulado, conforme exigência da legislação. Os cargos em disputa são:

Conselho Deliberativo:

2 membros titulares e 2 membros suplentes.

Conselho Fiscal:

1 membro titular e 1 membro suplente.

Diretoria Executiva:

Diretor de Seguridade.

Conselho Consultivo do Plano 1:

1 membro titular e 1 membro suplente.

Conselho Consultivo do Previ Futuro:

1 membro titular e 1 membro suplente.

O mandato para os dirigentes eleitos será de 3 de junho de 2024 até 31 de maio de 2028.

COMO VOTAR

- Participantes, funcionários e estatutários do Banco do Brasil, em atividade no banco ou adidos, votam nos terminais SISBB disponibilizados pelo BB.

- Assistidos, funcionários cedidos, em afastamentos regulamentares e demais participantes – serão disponibilizados pela Previ os seguintes canais de votação: internet; terminais de autoatendimento (TAA) do Banco do Brasil e App Previ.

ONDE VOTAR

Para saber mais informações sobre o processo eleitoral acesse o site da Previ, na seção A Previ > Eleições, e também pelo App Previ, na aba Eleições.

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e receba as novidades da AFABB/SP em seu e-mail