SP agora tem Transferência de veículos automática em 5 minutos por app; veja como fazer

O aplicativo Poupatempo Digital agora permite transferir a propriedade de um veículo para outra pessoa no estado de São Paulo. 

A nova ferramenta possibilita a transferência de propriedade entre pessoas físicas que já tenham o CRV-e (Certificado de Registro de Veículos) e dispensa a necessidade de ir até um cartório. Nesta primeira fase, a transferência estará disponível para:

- Modelos fabricados após janeiro de 2021 emplacados com padrão Mercosul e CRV-e digital dentro do estado de São Paulo;

- Modelos fabricantes antes de janeiro de 2021 com CRV-e digital, mas apenas se o novo proprietário comprovadamente residir no mesmo município de cadastro do veículo negociado (sem exigência de substituição de placa para o padrão Mercosul).

Segundo o Detran-SP, a novidade é 100% automatizada e inédita no país. Todo o processo de transferência leva cerca de cinco minutos, aponta a entidade.

"Nosso objetivo é ofertar facilidades aos cidadãos paulistas, para que eles possam realizar os serviços por conta própria de maneira descomplicada, objetiva e sem burocracia, tornando o Detran-SP cada vez mais digital e integrado ao Poupatempo", pontuou o diretor-presidente do Detran-SP, Neto Mascellani.

A transferência de propriedade chega como atualização. Para utilizá-la, o usuário deve selecionar o tipo de documento do veículo (CRV ou ATPV-e) e ter feito a inspeção do veículo em uma empresa credenciada junto ao Detran-SP.

Mesmo digital, a transferência de propriedade ainda custa uma taxa (R$ 272,27). O pagamento deve ser feito via Pix, assim como eventuais débitos pendentes do veículo.

PRÉ-REQUISITOS PARA TRANSFERÊNCIA DIGITAL

Antes de fazer a transferência, o proprietário e o comprador do veículo

precisam atender os seguintes requisitos:

- Ter selo prata ou ouro no sistema Gov.Br e ter o app instalado do celular;

- O veículo deve ter CRV-e Digital;

- O veículo precisa ter passado por vistoria de identificação veicular há no máximo 60 dias;

- Ter o aplicativo Poupatempo baixado no celular (disponível para Android e iOS) e verificar se os ambos os envolvidos na negociação atendem aos critérios.

Se tudo estiver nos conformes, o proprietário pode aproveitar a transferência digital de propriedade.

COMO FAZER A TRANSFERÊNCIA DIGITAL DE PROPRIEDADE VEICULAR EM SP?

Para fazer a transferência, siga os passos:

1. No app "Poupatempo SP.GOV.BR", vá em Serviços > Veículos > Registro e transferências > Transferência do veículo > Transferência de propriedade > Veículo do estado de São Paulo;

2. Aguarde a verificação automática de requisitos (CRV-e Digital e atestado de inspeção veicular);

3. Após a verificação, o aplicativo registrará automaticamente o registro de intenção de venda/compra do veículo por meio de assinatura eletrônica.

Se a Transferência Digital de Veículos ainda não aparecer no seu aplicativo Poupatempo, vale conferir se há atualizações pendentes para download na Play Store e na App Store.

Inscreva-se

Assine nossa newsletter e receba as novidades da AFABB/SP em seu e-mail