Veja relação de 40 filmes que levam você para conhecer São Paulo a partir de múltiplos olhares; lista traz longas-metragens de ficção e documentários, e algumas obras podem ser vistas no YouTube
Conhecendo São Paulo: 40 filmes, 40 olhares
Uma das belezas do cinema é a sua capacidade de capturar a alma e a cultura dos lugares. Moda, costumes, urbanismo, arquitetura, prédios e locais históricos, contradições e desejos: as lentes do cinema, seja o de ficção ou o documental, têm o poder de traduzir o ethos de uma cidade e, assim, nos fazer enxergá-la a partir de múltiplos olhares. É um pouco isso o que essa lista de 40 filmes para conhecer São Paulo nos possibilita.
Publicado originalmente em texto no site do Departamento do Patrrimônio Histórico - DPH, o texto abaixo está organizado em filmes de Ficção e Documentários. Os ficcionais vêm acompanhado de links para os trailers, enquanto os documentários podem ser vistos na íntegra no YouTube.
>FICÇÃO
Paisagens e edifícios icônicos de São Paulo são o pano de fundo para a trama destes filmes. Alguns, como Carandiru e Salve Geral, são inspirados em eventos históricos da cidade. Outros, como Ensaio sobre a cegueira, se utilizam da paisagem paulistana para os seus variados enredos.
- Sai da Frente
Este filme é a estréia de Mazzaropi no cinema, que até então era artista de circo, rádio e televisão. O longa conta a história de Isidoro, dono do caminhão Anastácio, que é contratado para transportar alguns móveis para Santos. No filme, há cenas da Via Anchieta, recém-inaugurada naquele momento, Santos e São Paulo. No caminho até o Porto de Santos, Isidoro provoca inúmeras situações cômicas, que se iniciam com a descoberta de uma jovem noiva, que fugiu em pleno cortejo de seu casamento, escondida num armário.
Trailer oficial
Ano: 1952
Direção: Abílio Pereira de Almeida
- O Gato de Madame
Mazzaropi é Arlindo, um engraxate que passa a ser “perseguido” por um gato que se afeiçoa a ele. Assim, acaba sem querer sendo alvo de uma quadrilha de bandidos mafiosos no estilo dos filmes americanos, loucos para colocar as mãos no gato e abocanhar a recompensa que uma madame cheia da nota está oferecendo. Na fuga, ele se depara com muitas confusões que incluem um encontro inusitado com D. Pedro I no Museu do Ipiranga, um concurso de Miss e até uma inesperada visita a um centro espírita, onde é confundido com uma alma.
Trailer oficial.
Ano: 1956
Direção: Agostinho Martins Pereira
- O grande momento
Um jovem paulista da classe média vê os seus problemas financeiros quase estragarem o dia de seu casamento. Acontece que ele não tem dinheiro pra pagar os últimos preparativos. Correndo contra o tempo, ele se vê forçado a vender tudo que possui de valor, inclusive sua bicicleta, para poder arcar com a festa, o alfaiate e até a noite de núpcias.
Trailer oficial aqui.
Ano: 1958
Direção: Roberto Santos
4. Chofer de praça
Nessa comédia, Mazzaropi interpreta o humilde Zacarias, que se muda com a mulher Augusta para uma vila em São Paulo com o objetivo de arrumar um emprego e ajudar o filho Raul a pagar a faculdade de Medicina. O sonho do sujeito é ver o rapaz formado. O filme tem muitas cenas gravadas nas ruas de São Paulo, como o Parque Ibirapuera recém-inaugurado.
Veja trecho
Ano: 1958
Direção: Milton Amaral
Odete Lara e Norma Bengell em Noite Vazia, de Walter Hugo Khouri
- Noite Vazia
Em São Paulo, dois amigos (um deles casado e de família rica) encontram duas prostitutas e passam a noite juntos em busca de diversão. Mas a experiência acaba por ser frustrante para todos os envolvidos, pela amargura em suas conversas e atitudes que revelam angústias e sentimentos mais profundos, além do vazio de suas vidas.
Assista na íntegra
Ano: 1964
Direção: Walter Hugo Khouri
- O Puritano da Rua Augusta
Ambientado em São Paulo, o filme foi gravado em vários pontos da cidade, como Viaduto do Chá, Praça da República e Parque do Ibirapuera. O filme também teve a participação de grupos musicais e cantores da época, como The Jordans, Lancaster, Waldyr Mussi e seu conjunto e Elza Soares. Esta, cantando a música “O neguinho e a senhorinha” em uma cena na boate.
Assista na íntegra aqui.
Ano: 1965
Direção: Amácio Mazzaropi
Cena do filme “São Paulo S.A”, com Walmor Chagas e Eva Wilma, na Praça da República e com o Edifício Itália ao fundo, em construção
- São Paulo S.A
A euforia desenvolvimentista provocada pela instalação de indústrias automobilísticas estrangeiras no Brasil, no final dos anos 50, é retratada neste filme que conta a história de Carlos, um jovem da classe média que ingressa numa grande empresa. Logo depois aceita um cargo numa fábrica de autopeças, da qual se torna gerente, e cujo patrão é sonegador de impostos e tem várias amantes. A certa altura, ele é um chefe de família que trabalha muito, ganha bem, mas vive insatisfeito. Sem um projeto de vida ou perspectivas para mudar a condição que rejeita, só lhe resta fugir.
Veja trecho
Ano: 1965
Direção: Luiz Sérgio Person
8. O Corintiano
Impossível pensar em cinema em São Paulo e não lembrar de Mazzaropi. O Corintiano apresenta as peripécias de Manuel (interpretado por Mazzaropi), um torcedor completamente fanático pelo Corinthians. O barbeiro por profissão se envolve em uma confusão após a outra, com os vizinhos e com a família, devido à sua paixão pelo Timão.
Trailer.
Ano: 1966
Direção: Milton Amaral
- Bandido da Luz Vermelha
Livremente inspirado em fatos reais. Um assaltante misterioso (Paulo Villaça) usa técnicas extravagantes para roubar casas luxuosas de São Paulo. Ele é apelidado pela imprensa de “bandido da luz vermelha”, já que traz sempre uma lanterna vermelha e conversa longamente com suas vítimas. No entanto, seus roubos e crimes chamam tanta atenção que um implacável policial começa a perseguir o “bandido da luz vermelha”.
Trailer oficial.
Ano: 1968
Direção: Rogério Sganzerla
- As Amorosas
O longa aborda o golpe militar de 1964 por meio da ótica de uma estudante da USP (Anecy Rocha), por quem se apaixona o personagem de Paulo José. A fita conta ainda com uma performance de Rita Lee e os Mutantes e tem trilha sonora de Rogério Duprat, um dos principais nomes da Tropicália.
Assista na íntegra.
Ano: 1968
Direção: Walter Hugo Khouri
- Pixote – A Lei do Mais Fraco
Retrato cruel da vida na rua de uma grande metrópole, o filme acompanha a trajetória de Pixote até sua completa decadência. Na vida real, a história também não teve um final feliz: o protagonista Fernando Ramos da Silva, aproveitando o êxito do filme, tentou seguir carreira como ator profissional, sem sucesso, e mais tarde morreu assassinado por policiais militares.
Trailer oficial.
Ano: 1981
Direção: Hector Babenco
- O homem que virou suco
Deraldo (José Dumont) é um poeta popular recém-chegado do Nordeste a São Paulo, que sobrevive de suas poesias e folhetos. Ele é confundido com o operário de uma multinacional que matou o patrão, na festa em que recebia o título de operário símbolo. Deraldo, então, recorre ao verdadeiro assassino, a única pessoa que pode provar sua inocência. O filme aborda a resistência do poeta diante de uma sociedade opressora, esmagando o homem dia-a-dia, eliminando suas raízes.
Assista na íntegra
Ano: 1981
Direção: João Batista de Andrade
- Cidade Oculta
Repleto de referências noir e aos quadrinhos, que contrastam com locações que privilegiam a arquitetura modernista de São Paulo, “Cidade Oculta” é considerado pela crítica um dos filmes mais emblemáticos já feitos sobre a metrópole. Todo ambientado na noite paulistana, o longa apresenta a história da dançarina Shirley Sombra (Carla Camurati), envolvida com um bandido, vivido por Arrigo Barnabé, que também assina a trilha sonora do filme.
Trailer oficial.
Ano: 1986
Direção: Chico Botelho
Maitê Proença e Antônio Fagundes em A dama do cine Shanghai, de Guilherme de Almeida Prado
- A Dama do Cine Shanghai
Em uma noite úmida de verão, o corretor de imóveis Lucas (Antônio Fagundes) entra em um velho cinema de São Paulo. Dentro da sala ele conhece Suzana (Maitê Proença), uma mulher muito parecida com a que está no filme em exibição. Sedutora e misteriosa, ela é casada com Desdino (Paulo Villaça) e renega as tentativas de Lucas em conquistá-la. Quando é injustamente acusado de assassinato, Lucas passa a buscar o verdadeiro autor do crime. Só que quanto mais investiga mais as pistas apontam para Suzana e Desdino.
Assista na íntegra
Ano: 1987
Direção: Guilherme de Almeida Prado
- São Paulo Cinemacidade
O curta-metragem é um retrato abstrato da cidade, mostrada a partir de cinco capítulos: transformação, anonimato, multidão, precariedade e dimensão.
Assista na íntegra
Ano: 1994
Direção: Aloysio Raulino, Grostein, Marta D, Regina Meyer
- São Paulo, Sinfonia e Cacofonia
Filme-montagem composto de diálogos entre fragmentos de filmes paulistas de diversas épocas. Ode de amor e ódio à cidade de São Paulo.
Assista aqui.
Ano: 1994
Direção: Jean Claude Bernardet
- Sábado
Sábado na cidade de São Paulo. Uma equipe de publicidade ocupa o saguão do antigo e decadente Edifício das Américas, no centro da cidade, para a gravação de um comercial. Mas um elevador quebrado obriga equipe e moradores a dividirem o mesmo espaço. Desse convívio forçado surgem pequenos incidentes que tornam este sábado diferente de qualquer outro.
Assista na íntegra
Ano: 1995
Direção: Ugo Giorgetti
- Boleiros 1 (1998) e 2 (2006)
Em um bar de São Paulo, ex-jogadores de futebol se encontram para relembrar glórias e histórias do tempo em que eram jogadores profissionais. O local, um bar tradicional da cidade, é pano de fundo para a visão romântica do futebol e das histórias algumas vezes emocionantes e outras cômicas.
Trailer oficial.
Ano: 1998 e 2006
Direção: Ugo Giorgetti
- Carandiru
Neste filme não há imagens de São Paulo, somente internas no extinto presídio Carandiru, hoje transformado no Parque da Juventude, na zona norte. O filme é baseado no livro homônimo de Dráuzio Varela e conta a história de um médico (Luiz Carlos Vasconcelos) que se oferece para realizar um trabalho de prevenção a Aids no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Lá, ele convive com a realidade do cárcere, que inclui violência, superlotação das celas e instalações precárias. Retrata o ápice dessa realidade que culminou em uma rebelião, quando 111 presos foram mortos pela polícia.
Trailer oficial.
Ano: 2003
Direção: Hector Babenco
- Bem-vindo a São Paulo
A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo convidou vários cineastas internacionais para iniciar o projeto de um longa-metragem com distintas visões sobre a cidade, relevando a importância do olhar estrangeiro sobre as peculiaridades da metrópole paulistana. O resultado é o longa-metragem que levou três anos sendo produzido. Bem-Vindo a São Paulo é narrado por Caetano Veloso, que também participa de um dois segmentos do filme com a sua canção Sampa.
Trailer oficial.
Ano: 2004
Direção: Vários
- O Sonho de São Paulo
São Paulo é um sonho para muitos que a almejam de longe. Suas chances de fazer história, fama e dinheiro. São Paulo é uma metrópole que produz esperança, principalmente para muitos nordestinos que aqui vieram buscar trabalho e uma vida melhor. Dirigido por Jean-Pierre Duret e Andréa Santana, São Paulo é visto por nordestinos como Eldorado, que sabe que nada é fácil na cidade grande, mas São Paulo é um grande sonho e que vale a pena tentar.
Veja trecho
Ano: 2005
Direção: Jean-Pierre Duret e Andréa Santana
Ambientado na década de 1970, O ano em que meu pais saíram de férias faz uma reconstituição da época,
graças ao figurino e cenários, como no caso do Bom Retiro.
- O Ano em que meus pais saíram de férias
Ambientado na década de 1970, o filme aborda situação política brasileira a partir da visão de Mauro, um garoto de 12 anos. O filme faz uma reconstituição primorosa da época, graças ao figurino e cenários, como no caso do bairro do Bom Retiro.
Trailer oficial.
Ano: 2006
Direção: Cao Hamburguer
- I hate São Paulo
A perda do emprego faz com que Daniel saia em busca do passado de sua família. Até então um bem-sucedido corretor do mercado financeiro, ele passa a utilizar o tempo livre para resgatar memórias de seu pai e descobre, por meio de um amigo, um filme produzido no passado e que ficou inacabado, pois não houve tempo suficiente. O longa revela a realidade paulista da época, abordando as conseqüências da ditadura militar e as crises financeiras enfrentadas no país.
Trailer oficial.
Ficha Técnica
Ano: 2006
Direção: Dardo Toledo Barros
- Não Por Acaso
Com muitas cenas no Minhocão e no centro de São Paulo, o filme conta a trama de um engenheiro de trânsito e um marceneiro que possuem suas histórias conectadas por um acidente de carro. A cidade surge como uma personagem, pois não é controlável, como as personagens desejam.
Trailer oficial.
Ano: 2007
Direção: Philippe Barcinski
- Chega de Saudade
Ambientado no União Fraterna, na zona oeste de São Paulo, durante uma noite de baile. A trama se passa em um dia, começa ainda com a luz do sol e termina ao final do baile, quando o último frequentador desce a escada.
Trailer oficial.
Ano: 2008
Direção: Laís Bodanzky
- Ensaio sobre a cegueira
A adaptação do livro homônimo de José Saramago se passa em São Paulo durante uma inexplicável epidemia de cegueira. Com praticamente toda a população cega, são estabelecidas outras formas de convivência e necessidades de sobrevivência.
Trailer oficial.
Ano: 2008
Direção: Fernando Meirelles
27. Linha de passe
Em São Paulo, quatro irmãos tentam se reinventar e lidar com a vida adulta. O futebol e as transformações religiosas pelas quais passa o Brasil, o exército de reserva de trabalhadores que alimenta a cidade e a questão da identidade e da ausência do pai são abordadas no longa-metragem.
Trailer oficial.
Ano: 2008
Direção: Walter Salles e Daniela Thomas
- Salve Geral
Os ataques do PCC (Primeiro Comando da Capital) que ocorreram em São Paulo, em 2006, é a inspiração para este filme. O longa conta a história de Lúcia, uma professora que tem seu filho adolescente preso. Ela por dificuldades financeiras e tem uma missão: tirar o filho adolescente da cadeia. Enquanto isso, a crise entre prisioneiros e o sistema carcerário se agrava, e a facção criminosa envia seu código: Salve Geral. E São Paulo vira um inferno.
Trailer oficial.
Ano: 2009
Direção: Sérgio Rezende
- Bróder
Ambientando no Capão Redondo, na Zona Sul, o filme narra a trajetória de três amigos de infância que tomaram caminhos distintos: Macu se envolveu com o crime, Jaiminho se tornou jogador de futebol profissional e vive entre o Brasil e a Europa, e Pibe conseguiu mudar de bairro e se tornar um pai de família, mas está sem perspectivas. O aniversário de Macu fará com que eles se reúnam novamente para reafirmar sua amizade e discutir as diferenças que os separaram.
Trailer oficial.
Ano: 2011
Direção: Jeferson De
Era o Hotel Cambridge, de Eliane Caffé, mostra a luta dos participantes de uma ocupação do MTSC no antigo Hotel Cambridge, no Centro de São Paulo.
- Era o Hotel Cambridge
Uma criação coletiva entre o MSTC (Movimento Sem Teto do Centro), o GRIST (Grupo Refugiados e Imigrantes Sem Teto) e a Escola da Cidade, o filme narra a trajetória de um grupo de refugiados que divide com os sem-teto uma ocupação no centro de São Paulo, o antigo e famoso Hotel Cambridge. Na tensão diária pela ameaça de despejo, revelam-se pequenos dramas, alegrias e diferentes visões de mundo dos ocupantes.
Trailer oficial.
Ano: 2016
Direção: Eliane Caffé
- De onde eu te vejo
A arquitetura de São Paulo é explorada no filme “De onde eu te vejo”. Boa parte do filme se passa no edifício Louveira, em Higienópolis, onde vive Ana Lúcia, uma das protagonistas do filme. Seu ex-marido se muda para o prédio vizinho e eles passam a conviver com uma nova realidade.
Trailer oficial.
Ano: 2016
Direção: Luiz Villaça
>DOCUMENTÁRIOS
A cidade de São Paulo é o tema principal dos documentários selecionados. São explorados temas como crescimento urbano, arquitetura e experiências sensoriais.
- São Paulo: A Sinfonia da Metrópole
Um dos primeiros filmes sobre São Paulo, este documentário do final da década de 1920 aborda questões como o urbanismo, moda, monumentos públicos, industrialização, fatos históricos, expansão do café, educação e o burburinho do cotidiano.
Assista à íntegra
Ano: 1929
Direção: Adalberto Kemeny Rudolf Rex Lustig
- Essa tão rua Augusta
O curta-metragem documental mostra a Rua Augusta, famosa por sua vocação comercial, artística, gastronômica e de lazer, no final dos anos 1960. Concentra-se na figura do pintor Waldomiro de Deus, que vendia seus quadros na região.
Disponível aqui
Ficha Técnica
Ano: 1966
Direção: Carlos Reichenbach
- Lacrimosa
Um mergulho em São Paulo a partir da inauguração de uma nova avenida na cidade – a Marginal Tietê -, filmado num único plano que percorre toda a via. Um mosaico das contradições básicas da cidade e uma introdução à problemática de uma megalópole do Terceiro Mundo, onde a opulência de uns contrasta com a pobreza absoluta de outros.
Trailer oficial
Ano: 1970
Direção: Luna Alkalay
- São Paulo – City Tellers
Produzido para a 27ª Bienal de São Paulo, o documentário mostra o cotidiano na cidade e discute as manifestações urbanas, a violência e o cotidiano de paulistanos anônimos. O filme integra o “Projeto de Residências” da 27ª Bienal de São Paulo, que convidou dez artistas de todo o mundo para morar em cidades de três Estados brasileiros: Acre, Pernambuco e São Paulo.
Disponível aqui.
Ano: 2006
Direção: Francesco Jodice
- Entre Rios
O acelerado processo de crescimento e urbanização de São Paulo é retratado neste documentário a partir das grandes obras de infraestrutura urbana, como as retificações e as canalizações de rios e córregos.
Disponível aqui
Ano: 2009
Direção: Caio Ferraz
- Elevado 3.5
“Desativa ou mantém?” é uma pergunta bastante recorrente sobre o Elevado Presidente João Goulart. O documentário retrata a vida de moradores vizinhos ao Minhocão e traz suas opiniões e histórias.
Ano: 2010
Direção: Maíra Santi Bühler, Paulo Pastorelo, João Sodré
- São Silvestre
Este documentário busca reproduzir a sensação de participar da maior corrida a céu aberto da América Latina, a São Silvestre. Com uma câmera acoplada ao corpo do ator, a cidade é retratada a partir do movimento do corpo durante o percurso da corrida.
Trailer oficial aqui.
Ano: 2013
Direção: Lina Chamie
- Sesc Arquiteturas
Através de entrevistas com arquitetos e usuários, a série coloca em discussão a relevância da arquitetura como articulador e agente formador da sociedade. Cada episódio trata de uma arquitetura, que pode ser um espaço público, um conjunto habitacional ou conjuntos históricos de todas as regiões do Brasil.
Disponível aqui
- Série de documentários “História dos Bairros de São Paulo”
A série documental, produzida pela Secretaria Municipal de Cultura, busca contar a história dos bairros da cidade por meio de pequenos documentários.
Disponível aqui
Fonte: A VIDA NO CENTRO
.......................