Exercícios respiratórios para fazer em casa

Saúde
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Durante o período de isolamento social é importante exercitar corpo, mente e cuidar da alimentação. ASSISTA AO VÍDEO para aprender a fazer exercícios respiratórios em casa. É fácil, rápido e saudável!

 

Na quarentena, aproveite para fazer em casa exercícios simples de respiração.

Isolado sim, parado não!

 

Veja como fazer 

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IMPORTANTE: Faça os exercícios com a máxima segurança e, se possível, com outros moradores da casa 

 

Exercícios respiratórios para fazer em casa

 

Neste período de quarentena, é importante manter a cabeça ocupada e, principalmente, a imunidade alta. O contágio pode ser inevitável, mas se a saúde estiver em dia, os sintomas podem ser amenizados ou até inexistentes em alguns casos.

 

É fundamental cuidar da higiene pessoal, mesmo dentro de casa: usar álcool gel, lavar bem as mãos com água e sabão até fazer bastante espuma, não levar as mãos no rosto, boca, nariz e olhos. Boas noites de sono e boa alimentação também ajudam.

 

Fisioterapia respiratória

Indicada tanto para a prevenção quanto para o tratamento de pacientes com distúrbios pulmonares agudos ou crônicos em qualquer faixa etária. O objetivo é manter a função respiratória máxima, impedindo a progressão de doenças e proporcionando uma rotina mais saudável, com qualidade de vida e sem grandes transtornos.

 

A fisioterapia respiratória atua na higiene brônquica, com o intuito de eliminar secreções e evitar o seu acúmulo, coibindo a proliferação de bactérias e vírus, proporcionando a melhora da ventilação pulmonar e, consequentemente, a melhora nas trocas gasosas.



Outra meta da fisioterapia respiratória é melhorar a função muscular, aumentar o ganho de força e melhorar da capacidade de realizar exercício aeróbio. Muitos males respiratórios, principalmente em estágios avançados, podem comprometer a atividade muscular periférica.

 

Além dos exercícios respiratórios, seguem algumas dicas para ajudar a manter o sistema imunológico fortalecido e a saúde em dia:

• Tomar e sol vitamina D
• Beber chá de limão com gengibre E/OU limonada com gengibre
• Fazer gargarejo com água morna e vinagre
• Manter a casa bem arejada
• Usar umidificador de ar, principalmente agora que a secura do outono já começou
• Fazer uso de suplementos, sempre com indicação médica.



Mas, o mais importante é seguir as orientações do Ministério da Saúde, da Cassi e do médico de família.

 

Érica Castro, Fisioterapeuta

(texto adaptado do original de Érica Castro)

 

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