AFABB-SP presente na XXV CINFAABB 2019

Ultimas Noticias
Tipografia

O maior evento esportivo de aposentados do país aconteceu este ano em Foz do Iguaçu entre os dias 5 e 12 de abril

Terminou na última sexta-feira, 12 de abril, a XXV CINFAABB 2019, realizada este ano na AABB de Foz do Iguaçu, Paraná. O Campeonato de Integração Nacional dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil acontece anualmente, sempre no primeiro semestre, em diferentes cidades do país. A sigla CINFAABB veio com o objetivo de proporcionar a integração entre os funcionários aposentados do Banco do Brasil, estimular a prática de atividades esportivas e culturais, melhorar a qualidade de vida e promover harmonia entre os familiares.

Foram centenas de atletas de todo o Brasil que disputaram dezenas de modalidades esportivas: do futebol ao xadrez; da natação e corrida ao gamão e pôquer. Basta que ao menos três AABBs se inscrevam na modalidade para que ela aconteça. A festa de confraternização que aconteceu no dia 9 de abril, na abertura do evento, reuniu quase dois mil participantes. Um sucesso extraordinário.

Nossa AFABB-SP esteve representada pelo presidente Rubens Costa, o Beta, o vice-presidente Waldenor Moreira Borges Filho e os diretores Adelmo Vianna e Francisco dos Santos Filho.

CINFmioloAFABB-SP presente no maior evento esportivo de aposentados do país: o CINFAABB, em Foz do Iguaçu

História  -  Durante os anos de 1990 e 1991, aconteceram jogos amistosos entre funcionários aposentados das AABBs Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). A partir dessas disputas, os clubes programaram, ainda em 1991, um novo encontro, na sede da AAFBB – Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil, em Xerém (RJ). Ao final dos jogos, ficou definido que o evento seria repetido no ano seguinte. O objetivo era proporcionar um clima de integração entre os colegas. Porém, em 1992, compareceram ao encontro apenas as AABBs Niterói (RJ) e Curitiba. A pouca adesão fez com que os organizadores suspendessem os jogos nos anos seguintes.

Em meados de 1995, os aposentados da AABB Curitiba, liderados por Renato Luiz Castellano, Ozires Milani, Juarez Ildefonso de Oliveira e Daltro Almeida Ribas, resolveram reorganizar o campeonato. A idéia foi aceita e apoiada de imediato pela AABB Porto Alegre, representada por Anézio Ventura de Mello Filho e Luiz de Lemos Velho.

Definiu-se que o primeiro evento, denominado “1º Encontro Esportivo de Aposentados do Banco do Brasil”, seria em Curitiba, entre os dias 1º e 3 de setembro. A disputa teve a adesão das AABBs Porto Alegre, Niterói, Rio de Janeiro e São Paulo.

O 2º Encontro Nacional de Aposentados do Banco do Brasil aconteceu no ano seguinte, entre os dias 11 e 15 de março. O Satélite Itanhaém (SP) sediou a competição. Desta edição, participaram as AABBs Salvador, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre.

O entusiasmo demonstrado pela delegação da AABB Salvador fez com que a cidade fosse escolhida para sediar o evento em 1997. Deste ano em diante, a FENABB passou a contribuir com a organização e o transporte interno do evento, que foi batizado como CINFAABB – Campeonato de Integração dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil. A partir daí, a competição conquistou a admiração do público, garantindo grande sucesso nos anos seguintes.

Fonte: FENABB

Saiba mais: http://www.fenabb.org.br/cinfabb-2019/