Cuidado com armadilhas na Black Friday

Ultimas Noticias
Tipografia

Golpistas criam sites falsos e colocam produtos com ofertas tentadoras para atrair consumidor - por Jair Rosa

 

 BLACK topo

 

A quarta sexta-feira de novembro é aguardada com grande expectativa por consumidores de todo o País. Nesse dia, desde 2010, acontece a Black Friday no Brasil – neste ano será em 27 de novembro.

A ansiedade das pessoas é justificada, pois muitos sonham adquirir produtos com grandes descontos. Infelizmente, vários motivos têm transformado esse sonho em pesadelo. Transtornos que vão desde golpes em falsas promoções até o não recebimento da mercadoria.

Para orientar o cidadão sobre esses e outros riscos o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) disponibilizou diversas dicas importantes que relacionamos a seguir.

 

Pesquise – A primeira dica do IDEC é que as pessoas façam pesquisa prévia dos produtos que pretende comprar na Black Friday. Segundo o órgão, muitas empresas maquiam o preço para que o produto pareça mais barato.

Para evitar esse tipo de prática, o cidadão deve visitar sites e lojas diferentes com  antecedência e pesquisar o preço, as condições de venda e as especificações do produto. Guarde o folheto ou tire a foto da tela do computador ou celular com a demonstração do produto, valor, e também com informação do link, nome da empresa, data e hora em que foi feita a pesquisa. Dessa forma é possível conferir se a oferta realmente foi cumprida.

 

img 111

 

Site seguro - Outro cuidado importante, principalmente se a compra for feita pela internet, é pesquisar a idoneidade da loja. Certifique-se de que a empresa existe, verificando se possui endereço físico e canal de relacionamento com o consumidor.

Também é importante acessar o histórico de reclamações no Procon de seu município e no site consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça, para verificar a reputação da loja.

Outra boa dica é consultar a lista de 500 empresas a serem evitadas elaborada pelo Procon-SP  - https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php. Além disso, ao acessar o endereço eletrônico, verifique se aparece um cadeado no canto esquerdo da barra de busca. Caso esteja visível, provavelmente a loja é segura.

Evite também sites que só aceitam pagamento via boleto, pois além de não passar pela verificação da administradora do cartão, caso haja fraude, não conseguirá reaver o valor pago.

 

Promoções enviadas por e-mail: tome cuidado

Golpistas aproveitam do aumento das transações para ludibriar consumidores. Sendo assim, preste muita atenção ao remetente. Os ataques de phishing - crime em que os internautas são convencidos a revelar informações pessoais, como senhas e dados de cartão de crédito -  costumam fraudar o internauta, utilizando e-mails inexistentes e domínios que embora peçam com o original não têm relação com a empresa da suposta oferta.

 

Veja novamente matérias que publicamos recentemente sobre golpes na internet e formas de evitá-los:

  

Mais uma associada da AFABB-SP é vítima de golpe de marginais

BLACK MAT1Clique para acessar

 

Vigaristas dão golpe em associada da AFABB-SP

BLACK MAT2Clique para acessar

 


Fontes: Redação com informações do IDEC e Procon-SP

LOGO peq NOV AZUL

.....................