João Luiz Fukunaga é o novo presidente da Previ

Órgão regulador dos fundos de pensão, a Previc, atestou a indicação e reforça as boas práticas de governança corporativa na Caixa de Previdência

 

Fukunaga defende o banco público, a Cassi e a Previ

 

Por Redação AFABB-SP 

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), órgão regulador dos fundos de pensão, emitiu comunicado na segunda-feira, 27 de fevereiro, habilitando o funcionário da ativa, João Luiz Fukunaga, a ocupar a presidência da Previ. Fukunaga irá substituir Daniel Stieler que se aposentou recentemente.

O atestado de habilitação emitido pela Previc, comprova que Fukunaga cumpriu todas as exigências legais e sua posse ocorre nesta terça-feira, 28 de fevereiro.

Por outro lado, a habilitação prévia reforça as práticas da boa governança corporativa e promove uma gestão técnica, voltada para o cumprimento da missão da Previ, de pagar benefícios a todos os associados, de forma eficiente, segura e sustentável.  

João Luiz Fukunaga é funcionário do BB e associado do Previ Futuro desde 2008. Formado em História e com mestrado em História Social pela PUC-SP, João iniciou sua carreira como professor do Ensino Médio e também atuou como pesquisador, tendo realizado diversas produções acadêmicas na área da educação. 

Em 2012, assumiu a direção do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e foi coordenador nacional da Comissão de Negociação dos Funcionários do BB. Nesse período, acumulou experiência nas principais funções de gestão da Entidade.

Em janeiro de 2022 foi escolhido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), entidade que reúne os maiores sindicatos do País, para o cargo de Auditor Sindical, atuando nas negociações entre funcionários e a direção do Banco. 

A trajetória de Fukunaga também foi pautada pela defesa do Banco do Brasil como instituição pública para alavancar o desenvolvimento do País e pelo fortalecimento da Previ e da Cassi. Como dirigente sindical, sempre manteve o diálogo com as entidades de representação do funcionalismo, tanto de aposentados quanto da ativa,

A direção da AFABB-SP deseja uma boa gestão à frente da Previ.