7 mitos e verdades sobre exercícios físicos na terceira idade

Apesar das inseguranças e dos tabus que cercam a terceira idade, a prática de exercícios físicos é indicada por toda a vida

Cada vez mais pessoas têm abandonado o sedentarismo. Afinal, não é novidade que a prática de exercícios físicos protege nossa saúde, promovendo bem-estar e longevidade, além de um envelhecimento saudável. A idade, aliás, não é impeditivo para praticar atividade física, e as pessoas com mais de 60 anos podem se beneficiar com uma rotina de exercícios.  

"Cada vez mais estudos mostram os benefícios da atividade física ao longo da vida e destaca seu papel essencial no envelhecimento ativo do corpo e da mente das pessoas", diz a médica geriatra Dra. Polianna Souza, cofundadora do canal Longidade.

No entanto, quando se fala no público longevo, ainda surgem alguns mitos sobre os tipos de atividade que podem ou não ser feitos. Além disso, se eles devem ou não se exercitar com força e intensidade, assim como possíveis danos que esses exercícios poderiam causar.

Apesar disso, vale reforçar que se o assunto é saúde na terceira idade, a prática de exercícios físicos sempre aparece como uma aliada da longevidade.

"Com a prática de atividades físicas, parte do processo degenerativo do envelhecimento é retardado. Há também uma significativa melhora na circulação, na oxigenação das células, da imunidade e da densidade óssea, ou seja, o corpo funciona de maneira mais equilibrada", explica a médica nutróloga e cofundadora do canal Longidade, Dra. Andrea Pereira.

As especialistas esclarecem algumas dúvidas e tabus que muitas vezes impedem ou atrapalham o envolvimento de pessoas idosas com a prática de exercícios físicos. Confira:

1 - IDOSOS SÃO MAIS FRACOS FISICAMENTE E MAIS FRÁGEIS, NÃO PODENDO FAZER ATIVIDADE FÍSICA

Mito. O público 60+ pode e deve fazer exercícios regularmente de forma orientada e segura. As atividades retardam a perda de força e massa muscular e ainda previnem uma série de doenças. 

2 - NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR

Verdade. Especialistas indicam prática de atividades físicas para todas as idades. Respeitando os próprios limites, é possível iniciar a atividade com qualquer idade.

3 - O CORPO HUMANO NÃO PRECISA PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS À MEDIDA QUE ENVELHECE

Mito. A atividade física traz uma série de benefícios tanto físicos quanto mentais, como melhora das articulações, na respiração e na atividade cardiovascular.

4 - É POSSÍVEL ADAPTAR AS ATIVIDADES PARA OS LONGEVOS

Verdade. Considerando as limitações e condições físicas de cada um, existe a possibilidade de adaptar as atividades físicas de acordo com cada necessidade e vontade. 

5 - A PERDA DE FLEXIBILIDADE É INEVITÁVEL COM A IDADE

Mito. A flexibilidade pode ser mantida e até melhorada com a prática regular de exercícios específicos, como yoga e alongamentos, por exemplo. Isso ajuda na prevenção de lesões e ainda melhora a mobilidade.

6 - A ATIVIDADE FÍSICA CONTRIBUI PARA A PREVENÇÃO DE QUEDAS

Verdade. A prática regular de exercícios que melhoram o equilíbrio e a coordenação pode reduzir significativamente o risco de quedas, um problema comum entre os idosos. Além disso, o fortalecimento dos músculos também evita essas quedas.

7 - ATIVIDADES FÍSICAS OFERECEM PERIGO ÀS PESSOAS MAIS VELHAS

Mito. É indicado apenas que se procure um especialista antes do início da prática de alguma atividade física. Após a liberação desse profissional, é essencial contar com a orientação dele para a realização dos exercícios de forma correta e, assim, sem riscos.

Fonte: Terra