Saiba como evitar cair em golpes bancários feitos por ligações telefônicas

Entre as recomendações, desconfie de pessoas que alegam trabalhar para determinado banco

Estelionatários têm feito cada vez mais vítimas com golpes bancários. E são variados os tipos de fraudes. Uma delas é por meio de falsas ligações telefônicas.

Para evitar a ação de golpistas, o Banco Central tem emitido recomendações periódicas com o objetivo de alertar a população sobre práticas seguras e não deixar os clientes caírem em golpes.

CONFIRA ABAIXO ALGUMAS RECOMENDAÇÕES

Desconfie de ligações recebidas de pessoas que alegam trabalhar para o banco e que solicitam acesso ao aplicativo instalado no seu smartphone para executar procedimentos de segurança.

Não responda e-mails nem clique em links ou documentos recebidos por SMS, e-mails ou apps de mensagem, que normalmente trazem informações sobre suspeitas de compra ou orientações de segurança.

Se receber uma ligação desse tipo, não realize nenhum procedimento a pedido do suposto atendente. Você deve entrar em contato com seu gerente ou os canais oficiais do banco para confirmar a informação.

Ao receber uma ligação suspeita, o cliente deve desligar, pegar o número de telefone que está no cartão bancário e ligar de outro aparelho para tirar a limpo a história.

Outra recomendação é desconfiar de promessas de vantagens exageradas. Jamais deposite dinheiro na conta de quem quer que seja com a finalidade de ‘garantir negócio’.

O cliente deve sempre pedir para lhe enviarem a proposta por escrito. E verifique se ela confere com as promessas verbais.

Em qualquer caso, se desconfiar da oferta, deve procurar os canais da instituição financeira que realizou a oferta a fim de confirmar se ela presta serviço ao banco.

Fonte: ICL