Previ celebra 120 anos cuidando do futuro das pessoas

Entidade foi fundada em 1904 por 52 funcionários do BB

A Previ completa 120 anos nesta terça-feira, 16. Inaugurada em 1904 como Caixa de Montepio dos Funcionários do Banco do Brasil, a entidade contava então com 52 associados. Atualmente, são cerca de 200 mil.

A Previ foi o primeiro modelo de previdência do país. A ideia surgiu da necessidade de proteger os funcionários e seus familiares em uma época em que a expectativa de vida não chegava aos 35 anos. Reunidos pela força de uma ideia e pela insegurança sobre o destino de seus descendentes, o propósito daqueles colegas de 1904 foi transmitido, geração a geração, para os que vieram depois e fazem parte da Previ de hoje: cuidar do futuro das pessoas.

Quase vinte anos depois, em 1923, a Lei Eloy Chaves instituiu no Brasil as primeiras Caixas de Aposentadoria e Pensões para atender trabalhadores de ferrovias. Em 1934, o Governo Federal decretou a criação do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários (IAPB). Nesse mesmo ano, após uma reforma estatutária, a Caixa de Montepio foi transformada na Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil. Somente em 1966 o Governo extinguiu o IAPB e criou o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), atual Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Nas últimas décadas muitas mudanças e desafios se apresentaram para o país e para a previdência.  A Previ, que serviu de modelo para a previdência oficial e para todas as outras entidades de previdência complementar, segue sendo exemplo de governança e solidez. Milhares de associados e seus familiares já passaram pela Previ. Talvez o seu número mais emblemático seja mesmo o 120, pois, no ano em que a Entidade chega ao seu aniversário de 120 anos, há 120 associados centenários usufruindo de seus benefícios.

SE FOSSE UM ESTADO, A PREVI ESTARIA ENTRE OS DEZ MAIORES PIBS DO PAÍS

Com patrimônio de R$ 272,4 bilhões, a Entidade continua a gerir seus ativos com diligência. As decisões seguem um processo pautado por análises técnicas, baseadas em suas Políticas de Investimentos que compreendem um conjunto de diretrizes e medidas que norteiam a gestão de longo prazo dos ativos, sempre focadas no equilíbrio e perenidade dos planos de benefícios. Tal equilíbrio é fundamental quando se tem 120 anos de história e um horizonte infinito à frente.

O desafio agora é olhar para o futuro. “Há 100 anos os idosos representavam 4% da população brasileira, hoje são 15%. A expectativa de vida passou de 62 anos, na década de 1960, para 77 anos, atualmente. O aumento da longevidade e as novas formas de relações trabalhistas são um grande desafio para muitos países, inclusive o Brasil, que precisam da previdência complementar para garantir uma velhice com dignidade à sua população. A nossa responsabilidade é grande e precisamos fazer sempre mais e melhor, olhando nossos associados para outras necessidades além do pagamento de benefícios”, explica o presidente da Previ, João Fukunaga.

João destaca ainda que “com participação em mais de cem empresas de relevância no cenário nacional a Previ tem ciência da sua responsabilidade na indução de boas práticas ASGI – ambiental, social, governança e integridade, que estão presentes em cada tomada de decisão”.

A entidade oferece, além dos planos previdenciários voltados para os funcionários do Banco do Brasil e da Previ - Plano 1 e Previ Futuro, linhas de empréstimos e financiamento imobiliário, pecúlios e um plano para os familiares dos associados até 4º grau, o Previ Família.