CAI EM UM GOLPE, E AGORA?

Como agir rapidamente em caso de fraude, golpe, furto ou roubo...

Quando se trata de golpes e fraudes, os criminosos são cada vez mais criativos e usam diversas táticas para enganar as vítimas. Seja pela curiosidade, distração ou pela sensação de urgência, muitas vezes é difícil perceber que estamos sendo alvo de uma tentativa maliciosa, que busca obter informações pessoais ou dinheiro. Se você foi vítima de algum desses crimes, a reação rápida é crucial para minimizar danos.

O que fazer em caso de golpe, fraude, furto ou roubo?

  1. Entre em contato imediatamente com a sua instituição financeira
    Relate o ocorrido para que a instituição possa tomar medidas rápidas para proteger sua conta, como bloqueio de transações suspeitas e, se necessário, o início da tentativa de recuperação de valores. Cada banco tem um processo específico, por isso, é fundamental se informar sobre os procedimentos para contestar, recuperar ou até mesmo ser ressarcido.
  2. Redefina suas senhas e ative a autenticação de dois fatores
    Alterar suas senhas de acesso a contas bancárias e outros serviços financeiros é um passo essencial. Sempre que possível, ative a autenticação de dois fatores para adicionar uma camada extra de segurança.
  3. Registre um boletim de ocorrência (BO)
    Faça um boletim de ocorrência, seja presencialmente ou online. Detalhar todos os fatos e circunstâncias da fraude é fundamental para fomentar a investigação e ajudar na prevenção de novos crimes.

Golpes mais comuns e como se proteger

Golpes como os antigos trotes simulando o sequestro de um parente ou pedidos de dinheiro com promessas de devolução imediata são apenas alguns exemplos. No entanto, novos golpes continuam surgindo, e os criminosos estão cada vez mais sofisticados em suas abordagens. Em momentos de emoção ou pânico, as vítimas podem perder o discernimento e acabar fornecendo dados sensíveis, como números de cartões, senhas e códigos de segurança.

O que fazer se você foi vítima de um golpe financeiro?

  1. Pagamentos ou transferências indevidas
    Caso tenha feito uma transferência ou pagamento para um golpista, entre em contato com o atendimento do seu banco para contestar a transação. No Banco do Brasil, você pode utilizar vários canais, como o App BB, App Ourocard, WhatsApp, o site bb.com.br e a Central de Relacionamento. Se o cartão for corporativo, acesse o BB Digital.
  2. Contestação de compras no cartão
    Se você não reconheceu alguma compra realizada com seu cartão de crédito, acesse seu extrato e faça a contestação diretamente pelo aplicativo ou canais de atendimento do Banco do Brasil. Lembre-se de que o nome que aparece na fatura pode ser diferente do nome fantasia do estabelecimento, então, certifique-se de que a compra realmente não foi feita por você.
  3. Fraude envolvendo Pix
    O Pix é um meio de pagamento instantâneo, e, após a transação ser concluída, não há como cancelá-la. No entanto, em casos de fraude, é possível solicitar a devolução do valor dentro de um prazo de até 80 dias. No BB, você pode registrar a solicitação pelo App BB ou pela Central de Relacionamento.

O que fazer se o seu celular for roubado ou furtado?

  1. Bloqueie imediatamente o acesso ao seu banco e altere suas senhas
    Entre em contato com seu banco para bloquear o aplicativo de banco móvel e altere suas senhas. Além disso, entre em contato com sua operadora de telefonia para bloquear o número e evitar cobranças indevidas.
  2. Bloqueie o aparelho e apague os dados remotamente
    Se o seu celular for roubado, use os recursos de localização e apagamento remoto de dados. Para Android, você pode usar a ferramenta do Google para limpar os dados; já no iPhone, a Apple oferece a função de apagar remotamente os dados do dispositivo.
  3. O governo federal lançou o aplicativo Celular Seguro para facilitar o bloqueio de aparelhos, linhas telefônicas e aplicativos bancários em caso de roubo, furto ou extravio. Disponível na internet e em aplicativos para Android e iOS, o serviço utiliza a conta do GOV.BR, que já possui mais de 155 milhões de usuários. A ferramenta permite cadastrar "pessoas de confiança" para realizar bloqueios em nome do titular, sem acesso aos dados do celular. O cadastro exige apenas uma conta de nível Bronze no GOV.BR. O site do governo que bloqueia celulares é o https://celularseguro.mj.gov.br/ 

O bloqueio também pode ser feito pelo aplicativo Celular Seguro, disponível na Play Store e na App Store. 

Para registrar o celular, é necessário: 

  1. Estar cadastrado no Gov.br
  1. Acessar o site ou o aplicativo
  1. Utilizar o login e senha da conta Gov.br
  1. Cadastrar o telefone
  1. Indicar pessoas de confiança
  1. Registrar a ocorrência

O bloqueio é feito após o disparo do alerta de emergência, que deve ser acionado apenas em caso de furto ou roubo do celular. 

O Celular Seguro bloqueia: O dispositivo móvel, A linha telefônica, Os acessos a aplicativos bancários associados ao número de telefone cadastrado. 

O bloqueio não pode ser revertido

E se o seu cartão for furtado ou roubado?

  1. Bloqueie o cartão imediatamente
    Se o seu cartão foi roubado ou você o perdeu, bloqueie-o imediatamente para evitar transações não autorizadas. No Banco do Brasil, você pode fazer isso pelo App BB ou pela Central de Relacionamento.
  2. Verifique e conteste transações desconhecidas
    Acesse os extratos bancários e faturas de cartão de crédito para verificar se houve transações que você não reconhece. Caso haja, faça a contestação o mais rápido possível.

Golpes no Brasil: O que você precisa saber

Os golpes estão em constante evolução, e os criminosos utilizam estratégias sofisticadas para manipular psicologicamente as vítimas, criando a falsa impressão de que uma transação é urgente ou vantajosa. No Brasil, a cada 8 segundos, há uma tentativa de golpe, e 1 em cada 3 brasileiros já foi alvo de uma tentativa de fraude.

Quando houver pressa ou urgência na comunicação, desconfie! Se a oferta ou a solicitação parecer boa demais para ser verdade, é provável que seja um golpe. Se tiver dúvidas, não clique em links, não forneça dados pessoais e sempre entre em contato diretamente com a instituição financeira ou empresa, utilizando os canais oficiais.

A prevenção é a chave para a segurança digital. Em caso de dúvida, sempre consulte diretamente as fontes oficiais e não tome decisões apressadas.

FONTES:

https://blog.bb.com.br/foi-vitima-de-um-golpe-veja-como-se-proteger/

https://blog.nubank.com.br/cai-em-um-golpe-financeiro-na-internet-e-agora/

https://www.serasa.com.br/premium/blog/vitima-golpe/

https://www.jusbrasil.com.br/artigos/fui-vitima-de-fraude-bancaria-o-que-fazer-para-recuperar-valores-perdidos/1346243984