Quando se trata de golpes e fraudes, os criminosos são cada vez mais criativos e usam diversas táticas para enganar as vítimas. Seja pela curiosidade, distração ou pela sensação de urgência, muitas vezes é difícil perceber que estamos sendo alvo de uma tentativa maliciosa, que busca obter informações pessoais ou dinheiro. Se você foi vítima de algum desses crimes, a reação rápida é crucial para minimizar danos.
O que fazer em caso de golpe, fraude, furto ou roubo?
- Entre em contato imediatamente com a sua instituição financeira
Relate o ocorrido para que a instituição possa tomar medidas rápidas para proteger sua conta, como bloqueio de transações suspeitas e, se necessário, o início da tentativa de recuperação de valores. Cada banco tem um processo específico, por isso, é fundamental se informar sobre os procedimentos para contestar, recuperar ou até mesmo ser ressarcido. - Redefina suas senhas e ative a autenticação de dois fatores
Alterar suas senhas de acesso a contas bancárias e outros serviços financeiros é um passo essencial. Sempre que possível, ative a autenticação de dois fatores para adicionar uma camada extra de segurança. - Registre um boletim de ocorrência (BO)
Faça um boletim de ocorrência, seja presencialmente ou online. Detalhar todos os fatos e circunstâncias da fraude é fundamental para fomentar a investigação e ajudar na prevenção de novos crimes.
Golpes mais comuns e como se proteger
Golpes como os antigos trotes simulando o sequestro de um parente ou pedidos de dinheiro com promessas de devolução imediata são apenas alguns exemplos. No entanto, novos golpes continuam surgindo, e os criminosos estão cada vez mais sofisticados em suas abordagens. Em momentos de emoção ou pânico, as vítimas podem perder o discernimento e acabar fornecendo dados sensíveis, como números de cartões, senhas e códigos de segurança.
O que fazer se você foi vítima de um golpe financeiro?
- Pagamentos ou transferências indevidas
Caso tenha feito uma transferência ou pagamento para um golpista, entre em contato com o atendimento do seu banco para contestar a transação. No Banco do Brasil, você pode utilizar vários canais, como o App BB, App Ourocard, WhatsApp, o site bb.com.br e a Central de Relacionamento. Se o cartão for corporativo, acesse o BB Digital. - Contestação de compras no cartão
Se você não reconheceu alguma compra realizada com seu cartão de crédito, acesse seu extrato e faça a contestação diretamente pelo aplicativo ou canais de atendimento do Banco do Brasil. Lembre-se de que o nome que aparece na fatura pode ser diferente do nome fantasia do estabelecimento, então, certifique-se de que a compra realmente não foi feita por você. - Fraude envolvendo Pix
O Pix é um meio de pagamento instantâneo, e, após a transação ser concluída, não há como cancelá-la. No entanto, em casos de fraude, é possível solicitar a devolução do valor dentro de um prazo de até 80 dias. No BB, você pode registrar a solicitação pelo App BB ou pela Central de Relacionamento.
O que fazer se o seu celular for roubado ou furtado?
- Bloqueie imediatamente o acesso ao seu banco e altere suas senhas
Entre em contato com seu banco para bloquear o aplicativo de banco móvel e altere suas senhas. Além disso, entre em contato com sua operadora de telefonia para bloquear o número e evitar cobranças indevidas. - Bloqueie o aparelho e apague os dados remotamente
Se o seu celular for roubado, use os recursos de localização e apagamento remoto de dados. Para Android, você pode usar a ferramenta do Google para limpar os dados; já no iPhone, a Apple oferece a função de apagar remotamente os dados do dispositivo. - O governo federal lançou o aplicativo Celular Seguro para facilitar o bloqueio de aparelhos, linhas telefônicas e aplicativos bancários em caso de roubo, furto ou extravio. Disponível na internet e em aplicativos para Android e iOS, o serviço utiliza a conta do GOV.BR, que já possui mais de 155 milhões de usuários. A ferramenta permite cadastrar "pessoas de confiança" para realizar bloqueios em nome do titular, sem acesso aos dados do celular. O cadastro exige apenas uma conta de nível Bronze no GOV.BR. O site do governo que bloqueia celulares é o https://celularseguro.mj.gov.br/
O bloqueio também pode ser feito pelo aplicativo Celular Seguro, disponível na Play Store e na App Store.
Para registrar o celular, é necessário:
- Estar cadastrado no Gov.br
- Acessar o site ou o aplicativo
- Utilizar o login e senha da conta Gov.br
- Cadastrar o telefone
- Indicar pessoas de confiança
- Registrar a ocorrência
O bloqueio é feito após o disparo do alerta de emergência, que deve ser acionado apenas em caso de furto ou roubo do celular.
O Celular Seguro bloqueia: O dispositivo móvel, A linha telefônica, Os acessos a aplicativos bancários associados ao número de telefone cadastrado.
O bloqueio não pode ser revertido
E se o seu cartão for furtado ou roubado?
- Bloqueie o cartão imediatamente
Se o seu cartão foi roubado ou você o perdeu, bloqueie-o imediatamente para evitar transações não autorizadas. No Banco do Brasil, você pode fazer isso pelo App BB ou pela Central de Relacionamento. - Verifique e conteste transações desconhecidas
Acesse os extratos bancários e faturas de cartão de crédito para verificar se houve transações que você não reconhece. Caso haja, faça a contestação o mais rápido possível.
Golpes no Brasil: O que você precisa saber
Os golpes estão em constante evolução, e os criminosos utilizam estratégias sofisticadas para manipular psicologicamente as vítimas, criando a falsa impressão de que uma transação é urgente ou vantajosa. No Brasil, a cada 8 segundos, há uma tentativa de golpe, e 1 em cada 3 brasileiros já foi alvo de uma tentativa de fraude.
Quando houver pressa ou urgência na comunicação, desconfie! Se a oferta ou a solicitação parecer boa demais para ser verdade, é provável que seja um golpe. Se tiver dúvidas, não clique em links, não forneça dados pessoais e sempre entre em contato diretamente com a instituição financeira ou empresa, utilizando os canais oficiais.
A prevenção é a chave para a segurança digital. Em caso de dúvida, sempre consulte diretamente as fontes oficiais e não tome decisões apressadas.
FONTES:
https://blog.bb.com.br/foi-vitima-de-um-golpe-veja-como-se-proteger/
https://blog.nubank.com.br/cai-em-um-golpe-financeiro-na-internet-e-agora/
https://www.serasa.com.br/premium/blog/vitima-golpe/