Dia Mundial Sem Tabaco: Por que parar de fumar é um ganho para a saúde – mesmo depois dos 60

Dia Mundial Sem Tabaco: Respirar melhor

Por que parar de fumar é um ganho para a saúde – mesmo depois dos 60

No dia 31 de maio, o mundo inteiro se une para celebrar o Dia Mundial Sem Tabaco, uma data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre os riscos do cigarro e promover um estilo de vida mais saudável. Para quem tem mais de 60 anos, essa reflexão é mais do que válida: é uma oportunidade de dar um passo importante rumo a uma vida com mais qualidade, saúde e bem-estar.

Nunca é tarde para parar

Muita gente pensa que, ao chegar na fase idosa, parar de fumar já "não faz diferença". Isso é um mito. Diversos estudos comprovam que, ao parar de fumar, mesmo após os 60 anos, os benefícios à saúde começam quase imediatamente:

  • Melhora da respiração e da circulação
  • Redução do risco de infarto, AVC e câncer
  • Aumento da disposição para atividades do dia a dia
  • Melhora do paladar e do olfato
  • Mais tempo e qualidade de vida

Além disso, ao deixar o cigarro, muitos idosos relatam um sentimento de vitória pessoal e maior autoestima.

Cigarro e doenças crônicas: uma combinação perigosa

A terceira idade é uma fase em que doenças como diabetes, hipertensão e problemas respiratórios podem se tornar mais comuns. O tabagismo agrava essas condições e pode acelerar o avanço de doenças como enfisema pulmonar, bronquite crônica e osteoporose.

Parar de fumar significa dar uma chance ao seu corpo de se recuperar e de enfrentar melhor esses desafios.

Fumar incomoda você?
Saiba como a CliniCASSI pode ajudar!

Quem deseja ou entende que precisa se livrar do cigarro pode contar com as CliniCASSI para enfrentar a dependência. Todas as 14 estruturas em funcionamento no Estado de São Paulo, incluindo as quatro da Capital e a do ABC, estão preparadas para oferecer tratamento capaz de cessar o vício de tabaco. “O primeiro passo é querer e estar disposto a se tratar. E isso já é metade do caminho para superar a dependência”, afirma a médica Regiane Pires do Nascimento Fakhouri, que já acompanhou pacientes que tiveram sucesso na luta contra o tabagismo com a ajuda da CliniCASSI SP Norte.

O segundo passo, explica, é aceitar ajuda, especialmente de psicoterapia. “Largar o cigarro implica mudança de hábito e isso se consegue com psicoterapia comportamental, que permite identificar os gatilhos que levam a fumar, os momentos do dia e que a pessoa mais busca o cigarro, para introduzir algo diferente na rotina e evitar o gatilho.”

O médico entra como apoio para uso de medicação, se necessário, o que costuma ocorrer em pelo menos 70% dos casos, quando o tabagismo está associado à ansiedade. Para isso, se recomenda uso de medicamentos por um período de seis meses a um ano, aproximadamente. Mas bem antes, em torno de três meses, os pacientes já pararam de fumar. Outro recurso usado pelos médicos é o uso de adesivos de nicotina, em doses que vão diminuindo gradativamente e evitam as reações químicas geradas pela suspensão do fumo no organismo que poderiam levar a pessoa a buscar novamente o cigarro.

O acompanhamento médico e psicológico é determinante para superar o tabagismo, segundo a médica, que tem visto aumento na procura por tratamento e em pacientes cada vez mais jovens. Ao contrário, quem abandona o tratamento antes do fim dificilmente consegue se mantar longe do cigarro. “As pessoas que nos procuram decidem muitas vezes por medo de complicações do fumo em casos de pneumonia e doenças respiratórias, o que se intensificou a partir da pandemia de Covid”, observa a médica que antes da CASSI ajudou pacientes do SUS a enfrentar o tabagismo.

COMO COMEÇAR
Associados à CASSI podem procurar diretamente uma CliniCASSI. Não é necessário marcar agendamento prévio, mas é possível marcar horário, se desejar.

O médico vai avaliar fazer avaliação e orientar sobre o tratamento indicado, inclusive com outros profissionais, como psicólogo. A assistência farmacêutica pode ser acionada por associados para o tratamento com alguns dos medicamentos usados, como aqueles para controle de ansiedade.

O acompanhamento nas CliniCASSI de São Paulo tem sido oferecido de forma individualizada, mas pode ser oferecido acompanhamento em grupo quando há interesse de mais pessoas.

Também é oferecido tratamento contra dependência de álcool e de outras substâncias químicas, além do tabaco, nas CliniCASSI.

Veja cidades com CliniCASSI no Estado de São Paulo

- Araçatuba
- Bauru
- Campinas

- Piracicaba

- Ribeirão Preto

- Santo André (CliniCASSI ABC)
- Santos
- São José dos Campos

-  São José do Rio Preto
- São Paulo (Norte, Jabaquara, Oeste e Leste)

- Sorocaba

O Dia Mundial Sem Tabaco é um convite para refletir sobre o presente e o futuro. Deixar o cigarro pode parecer um desafio, mas é também uma grande conquista.

Se você já parou de fumar, celebre essa vitória. Se ainda fuma, saiba que o melhor momento para mudar é agora – e que sua saúde agradece todos os dias.

 

 

Referencias

https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/sobre-ans/ans-incentiva-e-acredita-uma-vida-sem-cigarro-e-possivel

https://saude.es.gov.br/Not%C3%ADcia/dia-mundial-sem-tabaco-conscientizacao-em-prol-da-saude

https://www.paho.org/pt/noticias/19-5-2025-seis-iniciativas-das-americas-sao-premiadas-por-suas-contribuicoes-para-controle

https://www.who.int/europe/news-room/events/item/2025/05/31/default-calendar/world-no-tobacco-day-2025--unmasking-the-appeal