Estelionatários têm feito cada vez mais vítimas com golpes bancários. E são variados os tipos de fraudes. Uma delas é por meio de falsas ligações telefônicas.
Para evitar a ação de golpistas, o Banco Central tem emitido recomendações periódicas com o objetivo de alertar a população sobre práticas seguras e não deixar os clientes caírem em golpes.
CONFIRA ABAIXO ALGUMAS RECOMENDAÇÕES
Desconfie de ligações recebidas de pessoas que alegam trabalhar para o banco e que solicitam acesso ao aplicativo instalado no seu smartphone para executar procedimentos de segurança.
Não responda e-mails nem clique em links ou documentos recebidos por SMS, e-mails ou apps de mensagem, que normalmente trazem informações sobre suspeitas de compra ou orientações de segurança.
Se receber uma ligação desse tipo, não realize nenhum procedimento a pedido do suposto atendente. Você deve entrar em contato com seu gerente ou os canais oficiais do banco para confirmar a informação.
Ao receber uma ligação suspeita, o cliente deve desligar, pegar o número de telefone que está no cartão bancário e ligar de outro aparelho para tirar a limpo a história.
Outra recomendação é desconfiar de promessas de vantagens exageradas. Jamais deposite dinheiro na conta de quem quer que seja com a finalidade de ‘garantir negócio’.
O cliente deve sempre pedir para lhe enviarem a proposta por escrito. E verifique se ela confere com as promessas verbais.
Em qualquer caso, se desconfiar da oferta, deve procurar os canais da instituição financeira que realizou a oferta a fim de confirmar se ela presta serviço ao banco.
Fonte: ICL