Série "Visita Guiada" da RTP, um show de história

Cultura e Lazer
Tipografia

Nesse final de semana que tal um passeio em Portugal? Pegue uma taça de vinho, abra seu notebook e boa viagem! Visitas Virtuais Guiadas a locais históricos de Portugal é uma série de documentários da RTP-Rádio e Televisão de Portugal. Vale a pena ver!

  

PORTUGAL topo

Série Visita Guiada, em Portugal, um show de história

O Visita Guiada é um programa de televisão e de rádio sobre peças da história da arte e da cultura portuguesas que começou a ser produzido semanalmente em março de 2014.

Em cada edição o programa elege uma peça-protagonista, num arco temporal de cerca de 800 anos e abrangendo todo o território nacional, ilhas incluídas.

A peça-protagonista pode ser um pequeno cálice ou uma catedral, um conjunto de esculturas, uma pintura, um jardim botânico ou um complexo de arquitetura industrial. O que conta é a sua excepcionalidade.

Para cada uma das edições contamos com as explicações de um especialista diferente, na maioria dos casos, um historiador.



Episódio 1 - Freixo de Espada à Cinta

 PORTUGAL FREIXO

Entre as povoações portuguesas da Raia, Freixo de Espada à Cinta, no nordeste trasmontano, é talvez a mais isolada. Ninguém passa por Freixo se não quiser lá ir. A situação geográfica ditou um destino singular para as gentes de Freixo e esculpiu-lhes o carácter.

De D. Afonso Henriques a Guerra Junqueiro, um filho de Freixo, passando pela invasão dos judeus fugidos das Espanhas no séc. XVI, eis uma visita obrigatória, guiada pelo investigador freixenista Jorge Duarte.

CLIQUE PARA ASSISTIR

 


 

Episódio 2 – Paço dos Duques de Bragança Guimarães

 PORTUGAL PAÇO

Paço dos Duques de Bragança foi mandado construir no século XV por D. Afonso, (filho ilegítimo do rei D. João I e de D. Inês Pires Esteves), 1º Duque da Casa de Bragança e 8º Conde de Barcelos, por altura do seu segundo casamento com D. Constança de Noronha (filha de D. Afonso, Conde de Gijón e Noronha e D. Isabel, Senhora de Viseu).

Essencialmente habitado durante o século XV, assistiu-se nas centúrias seguintes a um progressivo abandono e a uma consequente ruína, motivada por diversos fatores, que se foi agravando até ao século XX.

Em 1807, durante as invasões francesas, foi adaptado a quartel militar, função que se manteve até 1935.

Entre 1937 e 1959 realizou-se uma ampla e complexa intervenção de reconstrução executada a partir de um projeto da responsabilidade do arquiteto Rogério de Azevedo.

O Paço dos Duques é atualmente um serviço dependente da Direção Regional de Cultura do Norte e integra o Museu (1º piso), uma ala destinada à Presidência da República (fachada principal, 2º piso) e uma vasta área vocacionada para diversas iniciativas culturais (no rés do chão).

CLIQUE PARA ASSISTIR

 


 

Episódio 3 – Theatro Circo de Braga

 PORTUGAL BRAGA

Em 1915, o Theatro Circo abriu as suas portas ao público. Braga, a cidade das incontáveis igrejas e da mais aguerrida religiosidade, pasmou com a beleza, a sofisticação e a escala deste teatro que, em lotação, só tinha, em Portugal, dois congéneres: o Teatro São Carlos e o Teatro São Luiz, ambos em Lisboa.

Iniciativa de um grupo de burgueses ilustrados, o Theatro Circo apresentava-se com a tecnologia mais avançada à época, na linha do que se estava a fazer nos novos teatros de Paris. Da autoria do arquiteto João de Moura Coutinho e atualizado em sucessivas campanhas, o Theatro Circo é um caso exemplar de conservação e de programação.

Ainda celebrando o Dia Mundial do Teatro, assinalado a 27 de março, uma visita guiada pela arquiteta Andreia Garcia, coordenadora das comemorações do centenário do Theatro Circo, e Maria Esteves, a mais antiga trabalhadora do teatro no ativo.

CLIQUE PARA ASSISTIR


 

A Série "Visita Guiada" da RTP começou a ser produzida em 2014 

Tem muita coisa pra ver!

PORTUGAL VEJA MAIS

CLIQUE AQUI E ASSISTA MAIS!

 


FONTE: RTP - Radio e Televisão de Portugal

LOGO ASSINATURA

......................