Visite o acervo digital do poeta Vinícius de Moraes

Cultura e Lazer
Tipografia

Conheça os bastidores da vida e obra de um dos maiores poetas brasileiros. Compositor, cantor, poeta e diplomata, Vinícius de Moraes marcou seu tempo e deixou extraordinário legado cultural

 

VINI TOPO

Conheça o acervo digital do poeta Vinícius de Moraes

O Acervo Digital Vinicius de Moraes reúne os documentos originais do acervo pessoal do poeta, doados para o Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB) da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), localizado no Rio de Janeiro.

No acervo estão as reproduções digitais dos manuscritos e datiloscritos de sua produção intelectual, correspondência pessoal e familiar, além de documentos diversos, reunidos por Vinicius ao longo de sua vida.

São cerca de onze mil documentos arquivísticos organizados e classificados.

 

Destaques

Dentre os milhares de documentos do acervo de Vinicius de Moraes no Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB/FCRB),  a curadoria destaca alguns com especial importância na obra e na vida do poeta.

São manuscritos de poemas, canções, correspondências e outros documentos que revelam o processo criativo do artista.  

VINI DESTAQUE

CLIQUE PARA ACESSAR OS DESTAQUES DO ACERVO

 

  

VINI CLIQUE

CLIQUE PARA  ACESSAR TODO O ACERVO

 


Vinicius de Moraes

Nasceu em 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro. É considerado um dos maiores poetas brasileiros, autor de “Soneto de fidelidade”, “Pátria minha” e “Operário em construção”. Como compositor, foi um dos expoentes da bossa nova e autor de grandes sucessos nacionais e internacionais, como “Chega de saudade”, “Garota de Ipanema” e “Insensatez”. Entre os seus principais parceiros, estão Tom Jobim, Carlos Lyra, Baden Powell e Toquinho. Sua peça Orfeu da Conceição foi adaptada para o cinema e ganhou o Oscar de Filme Estrangeiro e a Palma de Ouro em 1960. Seu livro de poemas infantis, A arca de Noé, foi musicado e ganhou um especial de TV, vencedor do Emmy em 1981. Morreu em sua casa, no Rio de Janeiro, em 9 de julho de 1980, aos 66 anos de idade. 


FONTE: ACERVO VINÍCIUS DE MORAES

LOGO ASSINATURA

....................