Dicas CASSI para uma boa alimentação na pandemia

Saúde
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A pandemia nos isolou das pessoas mas nos aproximou das comidas. O resultado se vê na balança: uns quilinhos a mais. Veja dicas da CASSI para uma boa alimentação para você manter a forma e melhorar sua imunidade

 

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Quem ganhou uns quilinhos na pandemia levanta a mão! Ou, se não aumentou de peso, passou a recorrer mais a guloseimas! Em situações de estresse, é comum buscar um “colo” na comida.

O problema é isso virar regra! Especialmente diante do risco da Covid-19, já que certos alimentos fortalecem o sistema imunológico e a baixa imunidade pode estar associada à evolução da doença.

Esta mudança no comportamento dos pacientes acendeu alerta nos consultórios. Os relatos de consumo de alimentos mais calóricos com mais frequência, segundo a nutricionista Angela Fagundes Moreira Ananias, da CliniCASSI Edifício Sede BB, em Brasília, evidenciam um descontrole alimentar neste tempo, mas não apenas pelo excesso de calorias.

 “A pandemia evidenciou dois tipos de problemas relacionados à alimentação: muitas pessoas ganharam peso por causa da ansiedade e da compulsão, e outras, emagrecimento, por causa de episódios de depressão, mais comum nos idosos que ficaram longe do convívio de filhos e netos”, relata.

A famosa “beliscada” é uma das principais responsáveis pelo ganho de peso. Algo que o teletrabalho pode ter facilitado, já que, em casa, a comida fica mais à mão.

E tem mais: “no home office as pessoas estão pedindo mais alimentos pelos aplicativos, preferindo geralmente lanches, como sanduíches e frituras, ou comprando alimentos ultraprocessados, pela praticidade no preparo, porém mais prejudiciais para a saúde”, explica.

 

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Diagnóstico feito, qual a saída?

Ir para o fogão, diz Ângela. “Muita gente dispensou a empregada, tendo que trabalhar de casa e cuidar das crianças. Aí não prepara, compra pronto. Mas o certo é voltar para a cozinha, usar o máximo de alimentos in natura”, recomenda.

Entre eles estão frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos, excelentes fontes de fibras, de vitaminas, minerais e de vários compostos que são essenciais para a manutenção da saúde e a prevenção de doenças. Inclusive aquelas que aumentam o risco de complicações da Covid-19, como diabetes, hipertensão e obesidade.

Então, além da higiene das mãos, do distanciamento social e do uso de máscaras, o enfrentamento da pandemia passa também pela boa a alimentação. Use as sugestões que a CASSI preparou para ajudar a comer melhor e de quebra melhorar sua saúde!

 

Veja as 10 dicas para tornar a alimentação sua aliada contra a Covid-19

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FONTE: CASSI

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