Saiba como obter seu “passaporte vacinal”

Saúde
Tipografia

A partir de 01/09, o comprovante de vacina contra Covid-19 será obrigatório para ingressar em eventos com mais de 500 pessoas na cidade de São Paulo; saiba como obter a carteira digital, mas saia de casa somente se for necessário

 

 VACINA CERT topo

 Passaporte vacinal será obrigatório em grandes eventos

 

Redação AFABB-SP

Embora não haja consenso, é cada vez maior a exigência para que o cidadão tenha um espécie de “passaporte digital”, não apenas para viagens internacionais mas também para ingressar em eventos culturais e esportivos em algumas cidades do Brasil.

Na cidade de São Paulo, por exigência municipal, a partir de 1º de setenbro os eventos com capacidade a partir de 500 pessoas terão de exigir a carteirinha vacinal para autorizar o ingresso.

 Segundo noticiado pela Prefeitura de São Paulo: “Os serviços pertencentes ao setor de eventos, como shows, feiras, congressos e jogos, com público superior a 500 pessoas, deverão solicitar, para acesso ao local, comprovante de vacinação do cidadão contra Covid-19, que será autenticado pelo Passaporte da Vacina.”

 

Como obter a versão digital

APP e-saudeSP – Mesmo não sendo exigência para ingressar em todos os locais, é bom que o cidadão já tenha seu “passaporte digital” para não ser pego de surpresa com mudanças repentinas de legislação.

Para quem reside e se vacinou na capital paulista, a Prefeitura desenvolveu o aplicativo gratuito  e-saudeSP. Para ter esse APP, basta entrar na loja de compras do celular, baixar o e-saudeSP,   aceitar os termos de uso e fazer um cadastro com CPF, data de nascimento, nome completo, e-mail e telefone com DDD.

No aplicativo, há um ícone chamado "Passaporte da Vacina". Nesse local, o cidadão tem acesso à vacinação realizada contra a Covid-19 e a um QR Code. Com esse código, os locais de eventos terão acesso ao registro de vacinas da pessoa, que deverá ter ao menos uma dose para acesso aos locais.

CAVINA CERT ESAUDE 

Olhe no verso de seu comprovante de vacina – Outra possibilidade de obter o comprovante vacinal digital está no verso do comprovante que a pessoa recebeu após ser imunizada contra a Covid-19.

O QR Code no verso do comprovante direciona a pessoa ao APP Poupatempo Digital. Ao baixar esse aplicativo, o indivíduo também tem acesso ao Certificado de Vacinação Digital.

 

Conecte SUS – Aplicativo do Ministério da Saúde que também pode ser baixado gratuitamente em seu celular. Nele, além de visualizar o Certificado Nacional de Vacinação com dados da Covid-19, há também o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conforme as especificações da OMS (Organização Mundial de Saúde),

Para saber como proceder, assista o vídeo feito pelo @mundobyhay e veiculado no TIK TOK, com um passo a passo para obtenção do Certificado Internacional de Vacinação COVID-19, que pode ser impresso em inglês, espanhol ou português.

Mas lembre-se de verificar todos os protocolos de segurança antes de sair de casa e se tiver a necessidade de planejar sua viagem. 

VACINA CERT VIDEO2 Clique e assista ao vídeo

 

 

VACINA CERT conect 

Clique e acesse o CONECT SUS

 


 LOGO ASSINATURA