AFABB-SP no Outubro Rosa

Saúde
Tipografia

Para marcar o mês de prevenção ao Câncer de Mama, Associação fará live com profissionais de saúde para discorrerem sobre Saúde da Mulher – Corpo e Mente. Será dia 21/10, às 15 horas. Anote na agenda!

 

 ROSA topo2

AFABB-SP celebra Outubro Rosa com Live

 

Por Redação AFABB-SP com informações do INCA

Alertar para a necessidade de se fazer exames preventivos para detectar o Câncer de Mama o mais precocemente possível. Foi com esse objetivo que, em 1990, surgiu movimento internacional, criado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure: o Outubro Rosa.

Desde então, no Brasil e em diversas partes do globo, ocorrem debates e campanhas sobre o tema. Muitas das quais encabeçadas pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer) e abraçadas por entidades como a CASSI (que desenvolveu um hotsite específico para esclarecer as associadas sobre a doença click aqui para acessar ) e também pela AFABB-SP que sempre desenvolve atividades para marcar o Outubro Rosa.

Entre as atividades da Associação neste ano, está uma live a ser realizada no dia 21 de outubro, quinta-feira, a partir das 15h, no canal da AFABB-SP no YouTube. Uma conversa descontraída e esclarecedora sobre a Saúde da Mulher – O Corpo e a Mente, reunindo como convidadas a psicóloga, Andrea Paula Santos Lara, e a médica de Saúde da Família, dra. Rafaella Viera e Silva Santos, com mediação da diretora de Comunicação da AFABB-SP, Sandra Miranda. Sendo que as pessoas poderão interagir e enviar questionamentos por meio do chat que estará aberto durante toda a transmissão. 

Assista, dê aquele joinha e compartilhe com os amigos!!!

 

 

ROSA miolo

CLIQUE PARA ACESSAR O HOTSITE DA CASSI SOBRE O OUTUBRO ROSA

 

 

O que é o Câncer de Mama

De acordo com informações do INCA, o Câncer de Mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. 

Há vários tipos de Câncer de Mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, segundo o Instituto, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.

Embora raro, o Câncer de Mama também acomete homens, representando 1% do total de casos da doença. 

 

O INCA esclarece 

Como prevenir

Cerca de 30% dos casos podem ser evitados com hábitos saudáveis comopraticar atividades físicas, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar os bebês, não fumar e evitar o tabagismo passivo.

 

Sinais e sintomas

Nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando é percebido pelas próprias mulheres.

Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

Alterações no mamilo.

Pequenos nódulos nas axilas ou pescoço.

Alterações no mamilo.

Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados por um médico para que seja avaliada a melhor forma de tratamento.

 

Detecção precoce

A doença pode ser detectada em fases iniciais na grande maioria dos casos, aumentando a possibilidade de tratamento menos agressivo e com taxas de sucesso satisfatórias. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado por um médico para confirmar se é ou não Câncer de Mama.

 


 logo afabb peq rosa