INSS retoma prova de vida

Ultimas Noticias
Tipografia

Aposentados e pensionistas que recebem benefício na folha da PREVI têm renovação automática e não precisam fazer o procedimento; quem não recebe na folha da Caixa de Previdência pode utilizar o APP do BB, entre outras maneiras

 

REPUBLICAÇÃO

VIDA TOPO

 

INSS retomou prova de vida em 1º de junho

Para quem recebe benefício pela PREVI a prova de vida é automática 

 

Por: redação com informações do Banco do Brasil, INSS e PREVI 

 

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que não fizeram a prova de vida entre março de 2020 até maio deste ano não terão seus benefícios bloqueados. O instituto publicou no Diário Oficial da União de 16 de março, a volta da obrigatoriedade apenas a partir de1º de junho deste ano.

Naquela oportunidade a Caixa de Previdência (PREVI) emitiu nota sobre a prorrogação do INSS, destacando: “Aposentados e pensionistas que recebem o benefício do INSS na folha de pagamento da Previ estão dispensados de realizarem a prova de vida e a renovação da senha bancária.”

Consultada pela AFABB-SP a PREVI afirmou que essa informação continua valendo. Ou seja, quem recebe aposentadoria por meio da folha da PREVI, tem sua prova de vida validada automaticamente e não precisa procurar o banco para fazer tal procedimento,

No entanto, aqueles que não recebem o benefício do INSS na folha de pagamentos da PREVI devem realizar a prova de vida diretamente na instituição financeira que paga o benefício, de acordo com o cronograma do INSS abaixo:

VIDA MIOLO1

 

Fique em casa – A programação do INSS é para preservar as pessoas, principalmente do grupo de cidadãos com idade a partir de 60 anos, da pandemia da Covid-19.

AFABB-SP defende que as pessoas permaneçam em isolamento social e orienta que evitem se deslocarem até as agências para fazer a prova de vida.

A seguir relacionamos outras opções para quem quiser fazer tal procedimento sem a necessidade de sair de casa ou diretamente nos terminais de autoatendimento (TAA) do Banco do Brasil (sem a necessidade de ingressar no interior das agências)..

 

VIDA MIOLO2

 

Prova de vida no aplicativo do BB 

No caso do Banco do Brasil, a prova de vida está disponível no menu "Serviços", na área lateral do aplicativo. Basta clicar em "INSS" e em "Prova de Vida INSS". O aplicativo pedirá fotos frente e verso do documento oficial de identificação e uma selfie para concluir o processo.

As imagens serão analisadas pelo banco. Durante o processo, o beneficiário pode acompanhar pelo próprio aplicativo se a prova de vida foi aceita e quando ele terá de repetir o processo. Quem tem pendências na realização da prova de vida ao longo de 2020 será comunicado sobre a novidade, assim como os clientes digitais. Os correntistas que ainda não têm o aplicativo instalado receberão o aviso nos caixas eletrônicos.

Segundo o BB, o serviço está disponível para clientes de todo o País. A instituição também planeja implementar a prova de vida para aqueles que recebem seus benefícios por cartão.

 

Prova de vida nos terminais de autoatendimento do BB

Além do aplicativo do BB é possível fazer essa operação no TAA do Banco do Brasil.

Segundo explicou um gerente da instituição, caso a pessoa tenha feito a biometria de forma assistida, ou seja, na mesa de atendimento da agência com o auxílio de um funcionário do Banco, ela poderá fazer a prova de vida diretamente no autoatendimento.

Se cadastrou a biometria diretamente no TAA, sem a necessidade de operação de um funcionário do Banco, não conseguirá fazer a prova de vida de forma independente. Nessa situação, conforme disse o gerente,  será necessário recorrer a um funcionário da instituição para que possa “validar” a biometria –  nesse caso, a recomendação é entrar em contato com seu gerente para agendar melhor dia e horário para esse procedimento, evitando aglomerações na unidade.

 

Prova de vida digital no INSS

Desde agosto do ano passado, está em curso projeto piloto de prova de vida virtual por meio de reconhecimento facial. Na primeira etapa, participaram cerca de 500 mil beneficiários de todo o País.

No dia 23 de fevereiro, o INSS anunciou a ampliação da prova de vida digital. Agora participarão mais 5,3 milhões de segurados. A prova de vida deve ser feita pelo aplicativo ou no site Meu INSS.

Como funciona - Como se trata de um piloto, a prova de vida digital estará disponível apenas para os beneficiários selecionados e não para todos. Dessa forma, quem receber contato do INSS para participar do projeto terá acesso exclusivo ao serviço.

Nesta nova etapa, os contatos com os segurados elegíveis já começaram a ser realizados pelo INSS por meio de mensagens enviadas por SMS e-mail. Esses segurados, em sua maioria, já deveriam ter realizado o procedimento da prova de vida ou tiveram o benefício suspenso antes da pandemia.

Para realizar a biometria facial, o INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral. Foram selecionados, portanto, segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor.

Futuramente o INSS pretende implantar a prova de vida digital para a maioria dos beneficiários e disponibilizar também no aplicativo Meu INSS para que o segurado escolha em qual plataforma deseja realizar o procedimento.

 

VIDA MIOLO4

 

CUIDADO COM GOLPES 

A AFABB-SP foi informada de que tem ocorrido tentativas de golpes a aposentados na prova de vida.

De acordo com mensagem recebida pela Entidade, pessoas ligam dizendo que estão fazendo a prova de vida online, devido à pandemia.

Falam todos os dados certinho da pessoa e mandam uma mensagem por WhatsApp pedindo para enviar foto de um documento para finalizar o processo.

Cuidado, isso é golpe.

Se receberem esse tipo de ligação, desliguem e não forneça nenhuma informação.

 


LOGO ASSINATURA

.....................