24 de janeiro, Dia do Aposentado

Ultimas Noticias
Tipografia

Data é propícia para refletir sobre os cuidados com a saúde: financeira, física e psicológica

 

APOSE topo

 No Dia do Aposentado, comece a cuidar da sua saúde!

Financeira, física e psicológica

Por Gabriel Vinicius com edição da Redação AFABB-SP

24 de janeiro é um dia de comemoração para nossos associados. Para marcar a data, a redação da AFABB-SP publica algumas dicas de como cuidar da saúde financeira, física e psicológica durante a pandemia de Covid-19 – lembrando que ainda temos de manter o distanciamento social e seguir todas as orientações sanitárias para cuidarmos de nossa saúde e do próximo.

Durante a pandemia, foi comprovado que os idosos são o grupo de maior vulnerabilidade e, por isto, necessitam de maiores cuidados. Logo, o que se pergunta é: como manter uma vida ativa e saudável em tempos tão difíceis?

Para isso, temos uma grande aliada: a tecnologia.

Na internet é possível encontrar diversos vídeos com exercícios para serem realizados no conforto de casa. Até as danças são possíveis de realizar.

Mas não para por aí. Podem ser feitos diversos cursos de modo 100% virtual, muitos dos quais gratuitos ou de baixo custo.

APOSE IMG PATINS

Esses cursos e aulas são formas importantes de se manter a mente e o corpo ativos. Lembre-se de que a atividade física e a estabilidade psicológica são grandes aliados na proteção contra doenças. Deixamos algumas sugestões para vocês, associados, no canal do YouTube do Minas Tênis Clube, eles disponibilizaram uma série de exercícios para a terceira idade, que você pode acessar clicando aqui.  

Relembramos também a matéria sobre o curso gratuito de jardinagem, “Jardinagem para Todos”, oferecido pela universidade das plantas de forma gratuita em 4 aulas disponíveis também no YouTube. Clique aqui e acesse o link da matéria. 

APOSE IMG DANÇA

Durante a pandemia, em entrevista a Hysa Conrado do portal R7 realizada em 1 de outubro, segundo a psicóloga Erica Prudente, do Núcleo de Atendimento Especializado ao Idoso de Ação Social Enéas Tognini, ansiedade, depressão e a solidão foram as principais queixas de seus pacientes durante a pandemia.

A informação da psicóloga só reforça a importância de se manter ativo e bem psicologicamente para ter uma qualidade de vida melhor no envelhecimento. APOSE IMG GRANA

Planejamento financeiro - Outro grande problema enfrentado por quase todos em um contexto geral, a questão financeira, sofreu um grande impacto durante os últimos anos. Em estudo feito pela Fiocruz, foi relatado que em quase metade dos lares de idosos houve queda na renda, seja parcial ou, em casos mais graves, até total.

O aumento nos custos de medicamentos, reajustes de seguros saúde, aumento de preços na alimentação têm consumido parcela substancial da renda das famílias brasileiras. Por isso é muito importante realizar uma gestão financeira, visando o controle de gastos, para amenizar os impactos financeiros nestes tempos de pandemia. O assunto Planejamento Financeiro é tão importante que será um dos temas de live da AFABB-SP neste ano.

A pandemia ainda está longe de acabar. Dessa forma é muito importante priorizar os cuidados com a saúde e seguir todos os protocolos de segurança.

AFABB-SP continuará auxiliando a todos com dicas e sugestões, tornando o “fica em casa” mais suave, criativo e ativo.

AFABB-SP, sempre com você!!! 

 


 LOGO ASSINATURA