Nelson Mandela e os negros sul-africanos enfrentaram imensas adversidades durante a era da colonização e do apartheid. Madiba não apenas sonhou com um mundo melhor, mas também lutou incansavelmente por justiça e igualdade. Mesmo após 27 anos de prisão, sua resistência nunca vacilou. Mandela acreditava firmemente que a educação, o diálogo e o amor ao próximo são as chaves para transformar a sociedade e construir um futuro mais justo.
Como Mandela nos ensinou, "superar a pobreza não é um gesto de caridade. É um ato de justiça. É a proteção de um direito humano fundamental, o direito à dignidade e a uma vida decente. Enquanto a pobreza persistir, não haverá verdadeira liberdade."
Neste dia, refletimos sobre o impacto de Madiba e renovamos nosso compromisso de trabalhar por um mundo mais justo e igualitário. Vamos juntos celebrar a força do legado de Nelson Mandela e continuar a lutar pela dignidade e pelos direitos de todos.
Celebrando essa data o Centro Cultural São Paulo apresenta a exposição “Mandela, Ícone Mundial de Reconciliação “,
A exposição “Mandela, Ícone Mundial de Reconciliação “, que estreia no Centro Cultural São Paulo (CCSP) no dia 10 de julho, busca apresentar ao público aspectos menos conhecidos de sua vida. Mandela fugiu de um casamento arranjado e de uma posição de destaque em uma sociedade tradicional para perseguir um futuro político em um ambiente ocidentalizado. Ele estudou Artes e Direito e, na juventude, corria longas distâncias e praticava boxe.
Essas e outras narrativas estão presentes nos 50 painéis fotográficos da exposição, trazida ao país pelo Instituto Brasil África (IBRAF) em parceria exclusiva com a Nelson Mandela Foundation, entidade criada por Mandela em Joanesburgo, na África do Sul.
Em cartaz até 30 de agosto no piso que conecta as Bibliotecas Sérgio Milliet, Alfredo Volpi, Sala de Leitura Infantojuvenil, Gibiteca Henfil e Setor de Periódicos, a mostra é gratuita e inclui programação formativa. Além de visitas guiadas por monitores, haverá uma ação especial no dia 18 de julho, data em que se celebra o Dia Internacional Nelson Mandela (Mandela Day).
De acordo com o curador da exposição, o sul-africano Christopher Till, o momento é mais do que oportuno para celebrar Mandela. “Esta data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 2009 e promove a ideia de que cada pessoa tem o poder de transformar o mundo e fazer a diferença. Para mim, este é o principal legado deixado por Madiba”.
Informações sobre a exposição:
DATA: 10/07 a 30/08 - Terça a sexta, 10h às 20h - Sábados e domingos,10h às 18h
LOCAL: Praça das Bibliotecas - Centro Cultural São Paulo | Rua Vergueiro 1000 – CEP 01504-000 – Paraíso São Paulo – SP
- Para visitar, é necessário passar pelo Guarda-Volumes
- Classificação indicativa livre
- Grátis
- Sem necessidade de retirada de ingressos
FONTE
https://centrocultural.sp.gov.br/mandela-icone-mundial-de-reconciliacao/ - CCSP
https://www.nationalgeographicbrasil.com/