Setembro Amarelo: por que falar sobre saúde mental na terceira idade é tão importante?

Falar é um passo de coragem

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio lembra que nunca é tarde para cuidar do corpo, da mente e do coração.

Falar sobre saúde mental ainda é um desafio para muita gente, mas é fundamental. O dia 10 de setembro, marcado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e a campanha Setembro Amarelo são momentos importantes para lembrar que cuidar da vida é prioridade em todas as fases.

É essencial destacar: idosos também precisam estar incluídos nessa conversa. O envelhecimento traz mudanças, desafios e, em alguns casos, sentimentos de solidão que merecem atenção e acolhimento.

 

Os desafios

Com o passar dos anos, é comum enfrentar perdas: de familiares, amigos, da rotina de trabalho e até da autonomia em alguns aspectos da vida. Além disso, problemas de saúde podem limitar atividades e gerar frustrações.

Esses fatores, somados à solidão, podem levar a quadros de tristeza profunda ou até depressão. Por isso, é fundamental abrir espaço para falar sobre sentimentos e buscar apoio.

Problemas comuns na saúde mental do idoso:

  • Depressão:

Uma das condições mais frequentes, caracterizada por tristeza profunda, desânimo e perda de interesse, podendo levar ao isolamento e negligência da própria saúde.

  • Ansiedade:

Inclui preocupação excessiva, persistente e sintomas físicos como tremores, sudorese e palpitações, interferindo na vida diária. 

  • Transtornos cognitivos e demências:

Incluem a perda da memória, especialmente a de curto prazo, e condições como o Alzheimer, que são mais comuns com o envelhecimento. 

Fatores que afetam a saúde mental do idoso:

  • Isolamento social: A falta de contato e interação com a sociedade. 
  • Perdas: Envolvendo a perda de entes queridos, de autonomia e de amigos. 
  • Alterações biológicas: A diminuição do número de células nervosas no cérebro e a vulnerabilidade da memória. 
  • Alterações sociais: Mudanças na vida social e a necessidade de se adaptar a novos papéis. 

 

É tempo de ouvir e cuidar

A saúde mental na terceira idade precisa ser levada a sério, sem tabus ou estigmas. Falar sobre sentimentos, dores e angústias é um ato de coragem e deve ser incentivado em todos os espaços nas famílias, nas comunidades, nos serviços de saúde.

Abrir esse diálogo com empatia e respeito pode salvar vidas. O cuidado emocional deve caminhar lado a lado com o cuidado físico, promovendo um envelhecimento mais saudável, digno e com qualidade de vida.

Neste Setembro Amarelo, que a escuta ativa, o acolhimento e a valorização da vida sejam prioridades. Porque nunca é tarde para buscar ajuda, recomeçar e viver com mais leveza. E, acima de tudo, nunca é tarde para falar.

 

PALESTRA AFABB-SP

AFABB-SP em parceria com a CASSI, convida seus associados para uma palestra especial que acontece neste mês de setembro, voltada à saúde mental.

Palestra: “Reaprendendo a Viver: Enfrentando o Luto e a Depressão na Terceira Idade” << Clique para ver mais informações 

 Data: Terça-feira, 16 de setembro

Horário: 10h

Local: Auditório da AFABB-SP

Rua Líbero Badaró, 158 – 15º andar – São Paulo/SP

Entrada – LINK DE ESCRIÇÃO

Clique para se inscrever: